Palestra sobre Fundamentos Observacionais

Dando continuidade à sequência de atividades do CARJ no IED da Urca, agora, todas as duas últimas sexta-feiras do mês, teremos palestras, observações e workshops! Vários astrônomos amadores e profissionais brasileiros, já foram convidados, e estão programando suas atividades no IED da Urca.

E é com muito orgulho, que teremos novamente a presença do Professor Carlos Roberto Rabaça do Observatório do Valongo da UFRJ, proferindo mais uma brilhante palestra no IED da Urca, onde o tema será sobre Fundamentos Observacionais.

Resumo da Palestra:
Serão apresentados os fundamentos observacionais que nos trazem até a nossa compreensão contemporânea da Astronomia. Esses conceitos envolvem o movimento diurno das estrelas no céu, os efeitos da poluição luminosa, o significado e a importância social das constelações, o movimento aparente do Sol no céu, os planetas, seus satélites e a formação dos sistemas solares, a evolução estelar e sua ligação com a vida, o entendimento que galáxias são “universos ilha” muito além da nossa Via Láctea, as relações entre tempo e distância, a expansão do universo, o big bang e o nossa visão cosmogônica e cosmológica atual.

Sobre o Palestrante:
O palestrante é professor e ex-aluno do Curso de Astronomia da UFRJ. Obteve o título de PhD pela University of Alabama, EUA, e mestre em Ciências Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, SP. Tem passagens profissionais pelo Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e pelo National Radio Astronomy Observatory, nos EUA. Entre 2007 e 2008, foi coordenador acadêmico da graduação de Astronomia no Valongo.

Data e Local:
A Palestra será no dia 28 de setembro de 2018, a partir das 19 horas, no IED da Urca, Av. João Luis Alves, 13. Logo após a palestra, teremos observação astronômica com telescópios no terraço do IED.

Contel:
IED: (21) 3683-3786
CARJ: (21) 99958-4934
e-mail: carj.informativo@gmail.com

Capacidade máxima:
100 pessoas para Palestra;
200 para Observação Astronômica no Terraço do IED.

Ingressos no local, valor: R$ 20,00.
Obs.: Sócios do CARJ, alunos e professores do Valongo não pagam.
Obs.2: Se o tempo estiver fechado, a observação será transferida para um nova data.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.