Atividades

ATIVIDADES

PALESTRAS

São realizadas toda última quarta-feira de cada mês, em auditório previamente informado. Para palestrantes são convidados profissionais da área de Astronomia. Os temas são escolhidos de forma a estarem ao alcance do amador. Na mesma ocasião é apresentado “O CÉU DO MÊS: …” com informações atualizadas sobre os objetos celestes visíveis no mês seguinte.

CIRCULAR DE DIVULGAÇÃO

É enviada ao associado por e-mail ou correio com o objetivo de informar o tema das palestras mensais, nome dos palestrantes escolhidos e notícias do Clube e da Astronomia.

CIRCULAR ASTRONÔMICA

Enviada para orientar os sócios sobre os fenômenos celestes a serem observados no mês seguinte. Junto segue  uma carta celeste para permitir localizar os objetos celestes visíveis para o amador de astronomia. As Circulares Astronômicas também seguem por correio ou e-mail.

GUIA DO AMADOR DE ASTRONOMIA

Conhecido como GAMA, é uma publicação em fascículos mensais sobre variados assuntos astronômicos, remetida por correio ou e-mail junto com a Circular de Divulgação.

BRINCANDO COM A ASTRONOMIA

Publicação enviada aos sócios também por e-mail ou correio e que procura ensinar essa ciência de forma leve e divertida, através de testes, perguntas, caça-palavras, advinhações, etc.

OUTRAS ATIVIDADES

O Clube desenvolve, eventualmente, outras atividades tais como observação do céu, participação em feiras de ciências e exposições, divulgação da Astronomia através de palestras, etc.

EVENTOS  MARCANTES  DO  CARJ

30/06/76 
Fundação do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ),  reunindo, no salão nobre do Observatório Nacional as seguintes pessoas consideradas fundadoras da entidade: Luiz Muniz Barreto, Oliveiros Cardoso Tavares, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, José Julio Dias Nogueira, Luiz Hernani de Almeida Negrão, Sérgio Martins Ferraz, Otto August Altschul, Rosário Cianci, Sylvio Silva, Arnaldo Teixeira Torres, Décio Ferreira Maia e Alexandre Fucs.

30/06/76
Posse da primeira Diretoria do CARJ, assim constituída:

Presidente:                          Ronaldo Rogério  F  Mourão
Vice-Presidente:                 José Julio Dias Nogueira
Diretor-Técnico:                 Luiz Hernani de A  Negrão
Assist. do Dir.  Técnico:    Sérgio Martins Ferraz
Diretor Financeiro:            Rosário Cianci
Diretor Secretário:             Otto August Altschul
Conselho Fiscal: Décio Ferreira Maia, Alexandre Fucs e Arnaldo Teixeira Torres

1976
Realiza-se a primeira reunião do quadro social, no auditório da Rádio Roquette Pinto.

Emissão da primeira Circular Astronômica. Assunto:  o cometa periódico D’Arrest.

Distribuição, na reunião social, do primeiro Boletim do Clube, de periodicidade trimestral, com a tiragem de 60 exemplares.

Emitida a primeira Circular de Divulgação das palestras mensais para o quadro social. Assunto: “O Telescópio”

O Estatuto do CARJ é registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob o no. 45.174, livro A-17.

Criado o logotipo do CARJ, projeto de Luiz Hernani de A Negrão, Diretor Técnico na época.

1977
Lançada, em âmbito nacional, a campanha “EM BUSCA DE RELÓGIOS-DE-SOL” com o objetivo de cadastrar esses interessantes instrumentos de medição do tempo.

O CARJ é citado pela primeira vez na imprensa (Jornal do Brasil).

Realiza-se a primeira conferência a nível internacional do Clube. O prof. Raimundo de Oliveira Vicente, da International Astronomical Union (IAU) , aborda o tema “Os movimentos do planeta Terra”.

Editado pelo CARJ um Boletim Especial em homenagem ao sesquicentenário do Observatório Nacional.

1978
Os sócios passam a se reunir, regularmente, para observações do céu. É realizado o primeiro “Encontro com as Estrelas” no dia 26 desse mês.

1982
O centenário da passagem de Vênus pelo disco solar  (05/12/1882) é lembrado pelo CARJ com uma palestra na palavra do seu Presidente, Prof. Ronaldo Rogério de F  Mourão.

 O CARJ noticia, em sua circular nº 76, a inauguração do Museu de Ciências  (atual Museu de Astronomia), dia 08/12/82.

1983
O CARJ, o Observatório Nacional e o grupo Espaço Ciência Viva fazem uma observação astronômica conjunta na Praça Saens Pena.

1985
É realizada a 100ª reunião mensal do CARJ. Tema:  “Diálogo em Astronomia” Auditório: Academia Brasileira de  Letras. Participantes: Ronaldo Rogério de F. Mourão (Presidente do CARJ), Luiz Eduardo da Silva Machado (Diretor do Observ. do Valongo, Jorge Albuquerque Vieira (Prof. do Observ. do Valongo), Edgar Vieira (Planetário do RJ). Diretoria  e associados  do Clube.

1986
Divulgadas, na circular nº 2/86, as normas para o concurso “O Halley é o limite”, programa de perguntas orais a serem respondidas pelos sócios inscritos.

É inaugurado, oficialmente, o projeto “Astronomia Popular” financiado pela CAPES (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com uma palestra no Colégio Guatemala,  na  Praça Presidente Aguirre Cerda. proferida por Mario Jaci Monteiro, Vice-Presidente do CARJ.

A primeira noite de observação do projeto para o público é realizada na Praça dos Arcos, com a participação da Associação dos Moradores e Amigos da Glória- AMAG, por Mario Jaci  Monteiro e cinco monitores contratados entre os sócios do Clube.

1991
Realização de um ciclo de palestras astronômicas na cidade serrana de Nova Friburgo, inclusive com observações do céu. O ciclo foi idealizado por Joaquim Trotta e coordenado por Joaquim Trotta/Mario Jaci Monteiro.

1993
O CARJ, objetivando oferecer um local seguro para os sócios realizarem observações do céu, faz convênio com a entidade filosófica TATTWA POTYRA CATU.no sentido dos associados poderem utilizar seu observatório astronômico todo segundo sábado de cada mês.

É lançado pelo Clube o GAMA (Guia do Amador de Astronomia) em fascículos, uma publicação para levar aos sócios assuntos diversos sobre essa ciência.

O Clube de Astronomia  lança a campanha “Valorize o Astrônomo Amador” com o objetivo de reunir uma coletânea de informações sobre descobertas astronômicas (cometas, novas, asteróides, etc) feitas por astrônomos amadores.

O CARJ se posiciona, junto com outras entidade astronômicas, contra o fechamento do Observatório Monoceros (Além Paraíba- MG), reaberto logo depois.

É realizada uma excursão a Xerém (acampamento da Igreja Maranata) que possibilitou a realização de exposição de fotografias astronômicas, palestras e observações do céu para mais de 300 jovens.

Passeio astronômico a Cabo Frio com a realização de palestras e observações do céu. Visita ao Obsdervatório Astronômico de Búzios (um dos maiores observatórios particulares do Brasil), de propriedade do Prof. Clephas Uchoa.

1994
Realizada palestra sobre “Experimentos Científicos- simulando a gravidade zero”  por Claudio Egalon, antigo sócio do Clube e qua há anos trabalha na NASA nesse projeto.

1995
O Clube de Astronomia passa a editar o folheto  “Brincando com a Astronomia”, uma maneira fácil e divertida de aprender essa ciência.

1996
Realizada a “Semana Comemorativa dos 20 anos do Clube de Astronomia”, com os seguintes eventos: exposição de fotografias astronômicas no Planetário do RJ, painel de debates sobre o tema  “A vida no Universo”, apresentação multimídia “A Informática na Astronomia” com softwares astronômicos, jantar de confraternização.

 O CARJ  é convidado a participar do programa “Radioteca Jovem ”,   na Radio MEC.

Anúncios